segunda-feira, 13 de junho de 2011

Nossa parada é em Nova Deli, a capital indiana


Aspetos GeográficosNova Deli situa-se no território da União de Nova Deli, junto ao rio Jumna, a 1280 km de Calcutá, no Noroeste da Índia. Foi construída a partir de um projeto inglês que se implantou em terrenos contíguos à Velha Deli. A Velha Deli, situada a norte, é o centro de comércio e a Nova Deli, a sul, é a capital da União Indiana. A sua população é de 312 300 habitantes (2004).

História e Monumentos
Existiram oito cidades designadas Deli, contíguas ou não, desde a primeira chamada Indraprashta, até à atual Deli. No século XII foi capturada por Kutb-ud-Din, que a tornou capital do estado muçulmano em 1206. Mais tarde foi saqueada e, em 1526, caiu em poder do mongol Baber. Morto Aurangzeb, em 1707, o império iniciou o seu declínio, sendo a cidade saqueada pelos persas. Em 1803 passou para a posse dos ingleses, mas foi governada por imperadores, sob a custódia da Companhia das Índias Orientais, até 1857, quando ocorreu a célebre Revolta dos Sipaios, com a captura e deposição do último imperador mongol. O rei Jorge mudou a capital de Calcutá para Nova Deli em 1931. A cidade foi elevada a capital para substituir as funções exercidas pela Velha Deli. Esta foi a capital do país desde 1911, quando Calcutá deixou de exercer estas funções. Em 1947 Nova Deli tornou-se a capital da União Indiana.
Os monumentos mais importantes são o Palácio Rashtrapati Bhawan, construído em arenito e mármore, sendo hoje a residência oficial do presidente; o Arco Comemorativo da Primeira Grande Guerra, construído em 1921, e os Templos Religiosos de Balmiki e Lakshminarayan, que foram frequentados por Mahatma Gandhi. Na cidade velha, frente ao rio, levanta-se o Forte Vermelho, que rodeia um palácio mongol do século XVII. Na margem do Jumna encontra-se Rajghat Samadhi, onde foi incinerado o corpo de Gandhi. De grande interesse é também a Grande Mesquita do século XVII e a Mesquita Moti Musjid, construída por Aurangzeb.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
A capital apresenta um traçado simétrico, em função de uma planta desenhada por Sir Edwin Landseer (arquiteto inglês de finais do século XIX). A noroeste, as ruas dispõem-se segundo uma planta radial. O Raj Path é uma extensa avenida, rodeada de canais e árvores. Este boulevard estende-se desde o Palácio do Presidencial até ao Arco Comemorativo da Primeira Guerra Mundial.
Dos museus que se localizam na cidade, o mais importante é o Museu Nacional.
A capital possui um comércio muito ativo. Este setor, designado por Connaught Place, corresponde às ruas centrais do comércio e está localizado em áreas típicas, como por exemplo: Chandni Chow (tecidos, banca); Chawri Bazar (ferramentas); Sadar Bazar (mercearias); Khari Bawli (alimentação).
A cidade velha está rodeada por uma muralha de pedra, construída em 1638 pelo imperador Shah Jahan. No Sul existem vários túmulos, dos quais se destacam os de Humayun, Isa Khan e Safdar Jang. Em Nova Deli situam-se as ruínas de um observatório, Jantar Mantar, construído por um astrónomo rajputa.

Economia
Nova Deli é o centro de governo e de administração. As duas cidades, Velha Deli e Nova Deli funcionam como uma só cidade. A capital está ligada por via férrea e avião com Bombaim, Calcutá e Madras. O seu setor industrial resume-se a uma indústria ligeira variada, onde se destaca a têxtil, que produz artigos de algodão, tecidos e telas. A produção de joias e a imprensa também são significativas.
Perto da cidade existem diversas instituições educativas de carácter superior e muitas delas correspondem a centros de investigação científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário